Salsicharia Alpalhoense

Fomos visitar a Salsicharia Alpalhoense, empresa centenária e de referência no Alto Alentejo. Situada na freguesia de Alpalhão, concelho de Nisa, esta empresa familiar, atualmente propriedade de Maria do Carmo Carrilho, conta com mais de um século de existência. Foi fundada pela sua bisavó, conhecida pela “Ti Mariana do Bicho”. De destacar também a forte presença de sua mãe, Angélica Temudo Carrilho, que durante muitos anos, toda uma vida, deu a cara por este projeto.

O segredo desta empresa está na arte e no saber ancestral, associada à experiência adquirida ao longo de mais de um século, que constitui a base fundamental para a produção de enchidos de qualidade superior. 

Maria do Carmo, proprietária desde 2005, informou-nos que segue os métodos tradicionais que lhe foram transmitidos pela sua mãe e que nunca alterou nem a fórmula nem os métodos artesanais de produção. 

Os enchidos desta empresa são confecionados a partir de carne de porco, cortada e temperada, seguindo-se uma fase de maturação e o enchimento da tripa natural. A cura é feita durante alguns dias em fumeiro de lenha de azinho. A tradição, aliada à modernidade, permite obter produtos de excelência, cujo sabor dificilmente cairá no esquecimento.

Na variedade dos produtos podemos encontrar:

Chouriço tradicional, de porco preto e farinheiras: ideais para assar;

Painho de porco preto, paio do lombo, morcela ou lombo enguitado: ideais para comer crus;

Mas a verdadeira rainha da casa é a cacholeira. Um enchido característico e exclusivo desta região que, idealmente, se deve comer assado na brasa. Quem a come uma vez, tem sempre de repetir. A Salsicharia Alpalhoense é também um dos locais onde poderá adquirir uma Ginjinha Franciscana.

Espreite aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo

Options

pt_PTPortuguês