Thursday Gin – Visita ao Produtor

Este Gin Alentejano foi criado e desenvolvido em 2018 na aldeia de Alagoa, freguesia do concelho de Portalegre, e nasceu para ser saboreado e brindado por um grupo de amigos que às QUINTAS-FEIRAS, de 15 em 15 dias, se juntavam para petiscar, desanuviar e beber uns copos como uma verdadeira família.

Destilado em pequenas quantidades em alambique tradicional, com uma produção de 200 garrafas por lote, resultando uma qualidade superior. Destilado a partir de 9 botânicos, são eles o zimbro, sementes de coentros, raiz de alcaçuz, raspa de limão, cardamomo, sementes de funcho, louro, erva príncipe e sementes de anis (o limão, o louro e a erva príncipe são de produção biológica), cuidadosamente seleccionados e combinados entre si na destilação. Pode ser degustado puro para os palatos mais fortes ou da forma tradicional adicionando água tónica, folhas de hortelã e uma casca de limão! Thursday Gin é já uma referência nacional do Alto Alentejo.

Estivemos à conversa com Duarte Martins, o mentor deste projeto, para tentarmos perceber um pouco melhor do seu negócio.

DF: Duarte como é que tudo começou e de onde nasceu a ideia de criar um Gin?

DM: Na verdade tudo começou na tertúlia de amigos em que eu participava às quintas-feiras, e fui muitas vezes desafiado por eles “Puto e se fizéssemos um Gin para os nossos petiscos das Quintas Feiras?”, e eu lá ia respondendo “isso não se faz assim, de qualquer maneira, mas prometo que vou pesquisar e depois falamos”.

DF: E quais os passos que deste para tentar?

DM: Após muitas horas de pesquisa concluí que fazer um Gin era bastante complicado, e acertar numa receita sem o conhecimento de uma boa mistura de botânicos, já para não falar das poucas condições em que trabalhava, certamente não iria correr bem. Era preciso um milagre para fazermos uma coisa que à primeira tentativa saísse bem e que se conseguisse beber. Foi o que transmiti aos amigos e a ideia ficou por ali.

DF: E o que te fez mudar de ideias?

DM: Durante a fase em que desisti da ideia, tinha absorvido muitas informações na minha pesquisa e foi aí que percebi que tinha de pelo menos voltar a tentar e… já não consegui desistir. Sabia que se experimentasse em quantidades mais pequenas, diversas misturas, várias experiências e diferentes maneiras de destilar, aconteceria alguma coisa, iria nascer algo de único.

DF: Quanto tempo estiveste em experiências até chegar à fase final do produto?

DM: Estive cerca de 4 meses a tentar, a cometer erros, corrigir esses erros, adicionar e eliminar botânicos…e, finalmente, nasceu algo único, cheguei a uma receita e assim surgiu o THURSDAY GIN.

DF: Como defines o teu produto?

DM: Alentejano por Natureza! É um Gin de carácter artesanal, criado e desenvolvido em Alagoa e destilado em Portalegre, com alguns botânicos da horta!

DF: E que tens em mente para o futuro do teu Gin?

DM: O meu objetivo será, ao fim de 5 anos, estar a produzir 5000 garrafas e descobrir o meu próprio espaço. A partir daí, tenho a certeza, que o THURSDAY GIN descobrirá muitos outros caminhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo

Options

pt_PTPortuguês