Visita à Quinta da Fonte Souto

Estivemos de visita à Quinta da Fonte Souto, situada nas encostas da Serra de S. Mamede, na região de Portalegre e fomos recebidos por Mário Parada, um dos responsáveis do enoturismo do grupo, que nos fez uma visita guiada pela quinta e foi entre vinhas que fomos conversando e percebendo o enorme potencial vínico que esta propriedade possui.

A propriedade pertence ao Grupo Symington Family Estates, uma família de origem britânica que vive e trabalha em Portugal desde o século XIX.  um dos principais produtores de vinho do Porto premium, o principal proprietário de vinhas no Vale do Douro e um dos principais produtores de vinhos portugueses. Este negócio familiar, gerido pela 4ª e 5ª geração, assenta num profundo compromisso com as gentes de Portugal, as suas terras e os seus vinhos. Hoje existem 10 membros da família a trabalhar na empresa, empenhados em produzir os melhores vinhos do Porto e vinhos e com base nas conquistas das gerações anteriores. A aquisição da Fonte Souto em 2017, foi a primeira propriedade da família fora da região do Douro, pois perceberam o enorme potencial desta região do Alentejo.

Esta propriedade situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Serra de S. Mamede, entre os 490 e os 550 metros de altitude. É constituída por 207 hectares, dos quais 42 plantados com vinha.  As principais castas são Aragonês, Alfrocheiro, Trincadeira, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon.

A Quinta da Fonte Souto beneficia de excelentes condições, mais frescas que na maioria da planície alentejana e com maiores níveis de precipitação. Os solos são de xisto e granito, proporcionando produções mais baixas de uvas de excelente qualidade oriundas de vinhas maduras.

De forte ligação à comunidade local, ajustam-se à cultura e tradições locais. Apreciam os detalhes e não gostam de fazer nada à pressa para garantir a máxima qualidade dos seus produtos.

A quinta possui ainda uma tradicional casa da herdade e uma grande variedade de área arborizada, como cerejal, olival, castanheiros e sobreiros. Estão neste momento a regenerar 100 hectares de floresta na quinta com espécies de árvores autóctones portuguesas, com o objetivo de proporcionar um refúgio para a biodiversidade e resistência aos incêndios florestais.

Convidamos todos os leitores a conhecer esta fantástica propriedade e as histórias por detrás dos vinhos, fazer uma prova destes néctares na adega e aproveitar toda a área para dar um passeio em família ou com amigos, desfrutando da vista e dos sons únicos desta propriedade. Na Despensa Franciscana tivemos a oportunidade de experimentar alguns dos vinhos da quinta e ficámos rendidos à elevada qualidade dos produtos que este grupo conseguiu alcançar em terras alentejanas.


Contactos:

Quinta da Fonte Souto
Est. de Alegrete
Reguengo e São Julião
7300-404 Portalegre
Tel.: +351 910104292
reservas@fontesouto.com
www.fontesouto.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo

Options

Confirmação de Idade Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?
pt_PTPortuguês