Páscoa à mesa em Vale do Peso

A tradição de um povo ou de uma região é construída ao longo dos séculos e o Alentejo, não sendo excepção, também tem as suas tradições e, na sua maioria, comuns em todo o seu vasto território.

A Páscoa tem vindo a ser cada vez mais festejada por todo o Alentejo, ultrapassando, por vezes, as celebrações do Natal.

No que respeita às suas tradições gastronómicas no período da Páscoa, existe um padrão comum que nos identifica, referimo-nos a utilização da carne de borrego ou de cabrito, sendo esta menos utilizada. Daqui resulta a elaboração de diversos pratos, confecionados de variadas maneiras, mas muito ao gosto do paladar dos alentejanos.

Porém, neste contexto pascal não poderemos esquecer que o cumprimento das tradições religiosas. A abstinência de carne é um hábito ancestral na quinta e sexta feira santas, dias em que a carne é banida das ementas das famílias alentejanas, privilegiando-se nestes dois dias o consumo de peixe (alhada de cação, bacalhau ou peixe frito). Após este jejum segue-se o sábado, também conhecido por Sábado de Aleluia, e o Domingo de Páscoa, sendo nestes dois dias que a gastronomia à base de carne de borrego surge no seu máximo esplendor.

Os pratos mais típicos em Vale do Peso são:

– Sopas de sabarrulho, também chamadas de sopas de sarapatel;
– Ensopado de borrego, que antigamente em Vale do Peso se designava por “carne fresca”, acompanhado com batata cozida no próprio molho;
– Borrego, ou cabrito, assado no forno acompanhado com batatinhas assadas.

Naturalmente que estes pratos, tão ao gosto do paladar alentejano, são sempre bem regados com vinho alentejano e, para finalizar a refeição, vêm os doces tradicionais:

– Bolo de festa ou Bolo finto;
– Boleima e Requeijão de forno, à base de requeijão, ovos, farinha, leite, açúcar, canela e raspa de laranja. Uma verdadeira delícia.

E… se me permitem, aconselho uma ginjinha Franciscana, para ajudar a digestão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo

Options

Confirmação de Idade Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?
pt_PTPortuguês