Queijaria da Serra S. Mamede

No coração da Serra de S. Mamede, em pleno parque natural, fomos descobrir uma queijaria tradicional com 50 anos de história.

A atual proprietária, Patrícia Bento, explicou-nos que o negócio foi iniciado pelos seus avós, há mais de 50 anos, e que faz questão em manter o fabrico artesanal dos seus produtos, juntamente com a sua mãe e sócia, que já trabalha na queijaria há 30 anos. Todos os queijos são elaborados com prensa manual e processo de cura artesanal.

Explicou-nos, também, que o leite para a produção dos queijos é, maioritariamente, obtido dos animais pertencentes à exploração dos seus avós e que pastam livremente, facto que pudemos comprovar mal chegámos às imediações da quinta. Estes animais que pastam na propriedade, são alimentados, para além das pastagens semeadas para o efeito, de pastagens de terrenos em pousio. 


Assim sendo, alimentando-se de plantas típicas da região da Serra de S. Mamede, o leite adquire características organoléticas únicas.

Da sua produção, nascem as seguintes referências:

– Queijo fresco de cabra 

– Queijo fresco de cabra com sementes

– Queijo curado de cabra

– Queijo curado de ovelha

– Queijo curado de cabra e ovelha 

– Requeijão de ovelha e cabra 

– Atabefe de ovelha e cabra

A versatilidade destes queijos permite-nos ser criativos na nossa cozinha e tanto os podemos degustar como entrada, num prato de pasta, para gratinar ou até num doce regional, como nos transmitiu a empresária Patrícia Bento.

Pedimos uma sugestão à Patrícia e deixamos aqui a sua deliciosa receita de folhado de requeijão com mel. É delicioso e muito simples de fazer.

Ingredientes:

1 Massa Folhada
1 Requeijão da Queijaria Serra de S. Mamede
Mel a gosto

Modo de Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º C. Estenda a massa folhada numa bancada.
Coloque o requeijão em cima da massa fazendo um quadrado. Regue o queijo com o mel em fio. Enrole o queijo e coloque a massa com um pouco de água fria para não abrir. Coloque no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno entre 20 a 25 minutos.
Regue no final com mais mel a gosto.

No final da conversa com a Patrícia, degustámos os queijos e ainda provámos a Ginjinha Franciscana. Deixámos, assim, “selada” mais uma parceria empresarial!  

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo

Options

Confirmação de Idade Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?
pt_PTPortuguês